DICAS DE SEGURANÇA

Cuidados com seus dados pessoais


- Fique atento às possíveis fraudes via telefone, carta e internet. Golpistas podem enviar e-mails maliciosos, divulgar sites enganosos, estimular falsas operações e incentivar situações atraentes, como empréstimos, concursos e pesquisas, para buscar dados pessoais para abertura de contas e aquisição de crédito.

- A Financeira Americanas nunca envia e-mails ou faz contato telefônico solicitando informações do cartão ou pedindo confirmação de dados pessoais para atualização de cadastro;

- No momento de contratação de um produto ou realização de uma operação bancária, observe a possível presença de pessoas suspeitas. Se desconfiar de pessoas estranhas ou que tentam passar por representantes da Instituição, ofertando promoções e vantagens financeiras, solicite a confirmação mediante apresentação da identificação funcional da empresa ou entre em contato com a Central de Atendimento para certificar sobre a procedência da abordagem;

- Em caso de alteração de telefone ou endereço notifique sempre a Central de Atendimento. Isso evitará que terceiros sejam contatados indevidamente;

- Caso seja contatado em virtude de alguma campanha ou promoção, somente forneça seus dados pessoais aos nossos representantes após se certificar da origem e da idoneidade do solicitante. Em caso de dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento para se certificar da necessidade de informar os dados;

- Informações pessoais devem ser divulgadas com muito cuidado. Não deixe seu endereço ou telefone disponível a todos;

- Lembre-se que às vezes o objeto da fraude é a simples coleta de informações que serão depois usadas para aplicar golpes. Portanto, trate as informações com sigilo e não as entregue a pessoas desconhecidas.

- Procure assinar contratos e documentos em geral de forma completa, preferencialmente seguindo o padrão de seu documento de identidade (RG, CNH, etc.);

- Assine o contrato no interior da financeira/lojista credenciados;

- Não deixe espaços em branco onde possam ser inseridas outras palavras e risque os espaços não preenchidos;

- Solicite uma cópia do contrato com as despesas, condições de prazo e pagamento devidamente configuradas;

- Ao efetuar a contratação do produto que deseja contratar, procure deixar claro nos documentos quais são os produtos do seu interesse, como, por exemplo, cartão de crédito e/ou seguros;

- Fique atento com seus documentos no momento de efetuar cópias xerográficas. Assinale “cópia entregue na loja/estabelecimento x” no meio de duas linhas paralelas, como um cheque cruzado. Isso evitará que seus documentos sejam usados para fins ilícitos;

- Na hipótese de ter apenas realizado uma simulação de financiamento, tenha a certeza que os documentos que por ventura tenham sido assinados, bem como as cópias dos documentos pessoais e demais comprovantes, sejam inutilizados pelo lojista na sua presença;

- No caso de extravio ou furto de documentos é recomendável providenciar imediatamente o registro de boletim de ocorrência policial para preservação de direitos em caso de eventual utilização indevida por terceiros. A comunicação deve se estender aos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA, etc.), evitando o uso fraudulento dos dados para a contratação de operações financeiras/comerciais;

- Fique atento às solicitações de confirmação de dados pessoais. Em caso de solicitação de crédito, a Americanas Itaucard precisará buscar as suas informações pessoais, pois elas são fundamentais à análise de crédito. No entanto, tenha cuidado ao informar esses dados e certifique-se sobre a procedência da solicitação;

- Caso identifique comportamento inadequado de algum funcionário ou lojista, registre sua reclamação na Central de Atendimento;

- Mantenha o número do telefone da Central de Atendimento sempre em mãos:

Empréstimo Pessoal: 4004-3737 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 722 3737 (outras localidades)
Para sugestões e reclamações: SAC Cartão Americanas: 0800 724 4872

Para o Cartão de Compras Americanas: 4001-4837 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 724 4837 (outras localidades)
Para sugestões e reclamações: SAC Cartão Americanas 0800 724 4872

Se não ficar satisfeito, ligue para a Ouvidoria 0800 570 0011
ou Caixa Postal 67 600, CEP 03162-971

Deficientes Auditivos 0800 724 4873.

Horário de Atendimento:
24 horas por dia, 7 dias por semana

- É muito importante que você faça também a sua parte praticando essas dicas, para evitar transtornos e garantir a sua tranqüilidade.

Cuidados com exigências de pagamentos


- Não se comprometa e não se arrisque fornecendo dinheiro e informações a desconhecidos ou pessoas não confiáveis até que as propostas tenham sido profundamente esclarecidas e as referências fornecidas verificadas;

- Em nenhuma hipótese a Financeira Americanas contatará o cliente ou fornecerá contato para aquisição de empréstimos, condicionando a operação a eventual depósito de algum valor em conta bancária indicada pelo contratante;

- Fique atento e esteja prevenido em caso de possíveis eventualidades.

Cuidados com o uso do cartão e senha



- Ao criar suas senhas, evite números que tenham alguma ligação com você, como, por exemplo, datas de aniversário, telefone, RG, placas de carro, etc. Evite também utilizar números repetidos ou que sejam seqüenciais: 187187, 2222444555. Você pode usar somente letras ou números ou ainda uma combinação dos dois. Quanto mais você diversificar as letras e/ou os números, mais difícil será a descoberta da senha por outra pessoa.

- Não divulgue ou permita que outras pessoas tomem conhecimento da sua senha. Ela é sua assinatura eletrônica para solicitações de crédito e alteração de dados cadastrais;

- Se você esquecer sua senha ou achar que ela está comprometida, contate a Central de Atendimento para bloqueio e solicitação de uma nova;

- Nunca anote a senha no cartão. Também não guarde a senha e o cartão no mesmo lugar;

- O seu cartão é de uso pessoal e intransferível. Não forneça informações pessoais, não ceda o seu cartão ou dados do seu cartão para ninguém;

- Confira os dados do seu cartão. Se houver erros, inutilize-o e solicite a substituição à Central de Atendimento;

- Não jogue fora os comprovantes de venda antes de conferir a sua fatura mensal;

- Tome cuidado com o seu cartão. Nunca deixe o seu cartão em cima de mesas ou o perca de vista;

- Tome especial cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento para bloqueio e solicitação de um novo;

- No caso de substituição do cartão, destrua o cartão anterior, inutilizando a tarja magnética, a numeração e o local da assinatura;

- Caso seu cartão seja roubado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento, pedindo o cancelamento/bloqueio. É recomendável o registro de boletim de ocorrência policial na delegacia mais próxima.

- A segurança com a sua senha e cartão também depende muito de você. Faça a sua parte!


Cuidados ao utilizar os caixas eletrônicos


- Nunca empreste seu cartão e não permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca, sem que você perceba;

- Procure utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (agências em horário bancário, shoppings, lojas de conveniência etc);

- Não aceite ajuda de pessoas estranhas no momento do sangue e/ou consulta;

- Se o Terminal de Auto Atendimento estiver “fora de serviço” não aceite oferta de estranhos para passar seu cartão em outro terminal, mesmo que se apresentem como funcionários da Financeira ou do Banco. Fraudadores têm utilizado esse golpe para clonar ou trocar cartões;

- Tenha cuidado ao utilizar telefones de outras pessoas, principalmente celulares, para comunicar-se com a Central de Atendimento da Financeira, pois sua senha poderá ficar registrada na memória do aparelho;

- Em caso de retenção do cartão no terminal de Auto-Atendimento, aperte a tecla anula ou cancela e comunique imediatamente a Central de Atendimento da Financeira;

- Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da cabine ou nas proximidades no caixa eletrônico. Na dúvida, não faça a operação.

- Tenha toda atenção e cuidado no momento de utilização dos caixas eletrônicos!

Cuidados com a Internet


- Evite mandar por e-mail dados empresariais sigilosos, informações bancárias, endereços e telefones pessoais. Um dado confidencial enviado por e-mail pode ser interceptado por terceiros e usado para propósitos criminosos;

- Nunca abra e-mails e links de desconhecidos. Apague-os imediatamente;

- Jamais responda e-mails que solicitem confirmar informações sigilosas, como número da conta, senhas e códigos de segurança. As instituições financeiras não fazem esse tipo de solicitação por e-mail e nem por telefone;

- Seja cauteloso com e-mails sobre promoções ou vantagens. Desconfie sempre.

- Assim que receber um e-mail que pareça infectado, procure avisar aos remetentes dos e-mails, imediatamente, para que eles chequem seus sistemas;

- Evite acessar páginas de comércio eletrônico ou Internet Banking que você desconfie a origem;

- Mantenha antivírus atualizado e instalado no computador que utilizar para ter acesso aos serviços bancários e use provedores confiáveis;

- Utilize apenas os equipamentos confiáveis. Não realize operações em equipamentos públicos ou que não tenham programas antivírus atualizados e, também, em equipamento que não conheça. Existem programas utilizados por fraudadores para capturar as informações do cliente quando digitadas no computador;

- Utilize sempre as versões de browsers (programas de navegação) mais atualizadas, pois geralmente incorporam os melhores mecanismos de segurança;]

- A Financeira não envia aos seus clientes e-mails pedindo atualização de cadastro ou qualquer outro tipo de informação;

- Para verificar que você está em um ambiente seguro, após acessar o site da Financeira, observe se o cadeado de segurança aparece fechado ao lado esquerdo, no rodapé da tela. Observe, também, o selo de garantia de segurança CERTISIGN¹, situado na página principal do site.

- O servidor utilizado pelo site é protegido por meio da tecnologia CHECKPOINT² FIREWALL 1. O site www.cartaoamericanas.com.br estará constantemente sob avaliação de segurança por uma das melhores empresas dessa área.

- Se estiver em dúvida sobre a segurança de algum procedimento que executou, entre em contato com a Central de Atendimento. Prevenção é a melhor forma de segurança!



¹ Certificado Internacional de Segurança, concedido apenas a empresas que cumprem todos os critérios mundiais definidos para ambientes seguros
² Tecnologia que controla quem, quando e de que forma será feito o acesso aos recursos do site. O Banco de dados que armazena suas informações reside em um servidor desconectado da Internet e não no Web Server, o que garante ainda mais segurança.
CREDITOS